Disponibilizamos a você nossa Política de Garantia com o intuito de esclarecer seus direitos com relação aos produtos e serviços oferecidos pela SÃO PAULO.
Esta política diz respeito a todos aos produtos comercializados pela SÃO PAULO, como Certificados Digitais de Pessoa Física, Pessoa Jurídica, NF-e e CT-e.
SOBRE AS SENHAS
A senha de Identificação, PIN, PUK, senha de utilização do token, como demais senhas cadastradas no processo de obtenção do certificado digital são de guarda e responsabilidade exclusiva do titular do certificado. Por definições de segurança, apenas o titular tem acesso às senhas cadastradas. A SÃO PAULO não tem acesso às senhas e, portanto, não poderá recuperá-las em caso de perda ou esquecimento.
CARTÃO INTELIGENTE E TOKEN MORPHO
O certificado digital armazenado em cartão inteligente (smart card) ou token Morpho são protegidos por senha pessoais PIN e PUK, cadastradas por seu titular. A cada utilização do certificado, será solicitado o PIN (senha de utilização) da mídia (cartão ou token). Se o PIN for digitado incorretamente 3 (três) vezes, a mídia será bloqueada. Para desbloqueio, é necessário inserir o PUK (senha de desbloqueio) corretamente. Caso o PUK também seja inserido incorretamente 3 (três) vezes, a mídia será bloqueada e o certificado digital nela armazenado será perdido em caráter definitivo.
TOKEN ALADDIN (SAFENET)
O certificado armazenado em token Aladdin (Safenet) é protegido por senha pessoal, cadastrada por seu titular. A cada utilização do certificado, será solicitada a senha de acesso ao token. Se a senha for digitada incorretamente 15 (quinze) vezes o token será bloqueado em caráter definitivo e o certificado digital nele armazenado será perdido.
CERTIFICADO É DE USO PESSOAL
O certificado digital é de uso pessoal e intransferível. O titular do certificado é o único responsável pela guarda, utilização e manuseio de seu certificado digital, não devendo confiar, fornecer ou emprestá-lo a terceiros.
O uso do certificado digital confere validade jurídica às transações realizadas no meio digital, tendo o mesmo valor que a assinatura manuscrita e, portanto, não pode ser repudiada. Deste modo, o titular deve guardar seu certificado digital em local seguro. Caso tenha a(s) senha(s) anotada(s), guarde-a(s) em local diferente do certificado digital.
ATENÇÃO: A CERTPR não dispõe de repositório ou banco de senhas cadastradas pelo titular, nem possui outro método de recuperá-las. As senhas são pessoais e intransferíveis, cuja responsabilidade é exclusiva de seu titular.
PRAZO DE GARANTIA
É direito do consumidor, defendido no Código de Defesa do Consumidor, registrar reclamação formal no prazo de até 90 (noventa) dias da data da emissão do Certificado Digital, para que seja iniciado o processo de avaliação e eventual substituição do produto/serviço oferecido pela CERTPR. A reposição dos produtos e serviços esta sujeita às condições de uso e regras e procedimentos da CERTPR a serem observadas pelas partes.
A CERTPR oferece a seus clientes uma extensão de mais 60 (sessenta) dias de garantia contra vícios e defeitos de emissão dos Certificados Digitais e de fabricação das Mídias Criptográficas (cartão inteligente e tokens criptográficos) e Leitoras de Cartão Inteligente.
A presente política de garantia não cobre:
* Mídias Criptográficas (cartão inteligente e/ou token) e Certificados Digitais bloqueados e/ou inutilizados por perda de senha ou utilização de senha incorreta.
* Cartão Inteligente, Token e/ou Leitoras de Cartão Inteligentes queimados e/ou danificados por força maior, tal como descarga elétrica, curto circuito no equipamento utilizado, enchente, uso indevido, acidente, queda, negligência, uso indevido, existência de objetos em seu interior estranhos ao seu funcionamento e finalidade de uso, ou outras causas não relacionadas a defeitos de fabricação;
* Mídias Criptográficas, Leitora de Cartão Inteligente e/ou Certificados Digitais não adquiridos junto à rede autorizada da CERTPR . A comprovação se faz necessária através da apresentação da nota fiscal do produto e/ou serviço.
Quando houver o registro da reclamação por parte do consumidor dentro do prazo coberto pela Política de Garantia, esta solicitação será analisada pela área de atendimento da SÃO PAULO, para realização de testes técnicos com as mídias criptográficas, leitora de cartão inteligente e/ou certificado digital, a fim de identificar eventuais falhas de fabricação dos dispositivos e/ou na geração do certificado digital.
Caso a área de atendimento identifique a necessidade de substituição da mídia criptográfica e/ou certificado digital, será necessário realizar uma nova validação presencial para reemissão do certificado digital.
A validação presencial somente poderá ser realizada em um dos Pontos de Atendimento da rede autorizada da CERTPR, mediante a presença física do titular do certificado e/ou de seus representantes legais, munidos dos documentos necessários de acordo com o tipo do certificado digital a ser emitido.
OUTRAS GARANTIAS
A CERTPR concede a seus clientes um prazo de 15 (quinze) dias corridos para troca dos certificados digitais do tipo A1, que são emitidos pelo próprio titular em equipamento próprio e pessoal, quando do esquecimento da senha de identificação (ou senha de emissão) cadastrada no ato da validação presencial.
A troca do certificado digital está condicionada à realização de uma nova validação presencial, que deverá ser agendada em um dos Pontos de Atendimento autorizados da CERTPR e deverá ocorrer dentro do prazo estipulado acima. A validação presencial somente poderá ser realizada mediante a presença física do titular do certificado e/ou de seus representantes legais, munidos dos documentos necessários de acordo com o tipo do certificado a ser emitido.
DESISTÊNCIA
Ao cliente da CERTPR fica reservado o direito de desistência da compra no prazo de até 7 (sete) dias corridos a contar da data da compra do certificado digital.
Este direito somente será exercido quando houver a devolução completa dos produtos adquiridos em estado novo, juntamente com embalagem e folders, a saber: Certificado Digital, juntamente com a senha cadastrada pelo titular, cartão inteligente, leitora de cartão inteligente e/ou token, desde que as mídias não estejam bloqueadas, queimadas ou de outra forma inutilizadas.
Em caso de devolução para valores pagos em cartão de crédito ou boleto, poderá ser descontado o valor da transação.